sábado, 23 de maio de 2009

Festa em memória de Antônio Holanda

Marcadores: ,
Se a vida passa rápido, mais efêmero ainda são os mandatos políticos. É a saúde quem determina quanto se vai viver, mas são as obras profundas que dizem quanto será lembrado. Hoje, um dos políticos mais influentes no Interior do Estado — que viveu no século passado — é lembrado em seu centenário de nascimento. Décadas após deixar marcas na história de Limoeiro do Norte, Antônio Holanda é homenageado por três gerações da sociedade local. Autoridades políticas, jurídicas e empresariais do Estado e do Brasil conferem homenagem ao homem que, se vivo, completaria 100 anos.

Chegar em Limoeiro do Norte e perguntar sobre Antônio Holanda, terá duas respostas instantâneas: é o nome verdadeiro do bairro “cidade alta”, o mais populoso da cidade — criado para abrigar as vítimas das enchentes de 1974; também como é intitulado o maior posto de saúde da cidade. Até em Fortaleza tem a “rua Antônio Holanda”. O agricultor, o industrial e o político; e um nome que constrói parte da história do Vale do Jaguaribe.

Tendo exercido funções de Estado, foi por 10 anos delegado civil na sede de Limoeiro e em seus distritos, hoje Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe e Alto Santo, tendo também se destacado na vida pública quando prefeito de Limoeiro do Norte no período de 1973 a 1977. Um de seus filhos, Wilson Holanda, relembra feitos do pai nas áreas de saúde e a visão industrialista de quem, nos anos 50, fundou a primeira fábrica de derivados de algodão na região.

Décadas após seu falecimento, ainda hoje são lembrados os feitos do “Velho da Serra”. Durante o dia de hoje, em Limoeiro, autoridades prestarão homenagem a Antônio Holanda. “Está é uma forma de sensibilizar a nova geração para dar prosseguimento à memória daquele que contribuiu para o desenvolvimento da ‘Princesa do Vale’” , afirma o jornalista Meton Maia e Silva.

Texto: Diário do Nordeste
Foto: REPRODUÇÃO
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias