terça-feira, 9 de junho de 2009

Prefeitos querem mais verba para saúde

Marcadores: ,
Prefeituras apresentarão proposta para que o Governo do Estado contribua financeiramente no atendimento de saúde básica

O governador Cid Gomes fez ontem a entrega de equipamentos para 30 hospitais-pólo das regiões cearenses e para 12 hospitais de pequeno porte do Interior. A medida tem o objetivo de reforçar o atendimento de média complexidade, vinculado aos procedimentos e exames especializados. Mas os prefeitos querem mais: auxílio financeiro na atenção básica à saúde, primeiro nível de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e de responsabilidade orçamentária dos municípios, que inclui o Programa Saúde da Família (PSF).

De acordo com o tesoureiro da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), João Dilmar (PRB), também prefeito de Limoeiro do Norte, a intenção da entidade é entregar o quanto antes uma proposta ao governador Cid Gomes. Durante o discurso na solenidade de entrega dos equipamentos, na Escola de Saúde Pública do Ceará, em Fortaleza, o governador afirmou querer apoiar os municípios na área da atenção básica e estar à espera do projeto da Aprece.

Por não haver acordo oficializado, Dilmar preferiu não antecipar os valores que serão propostos pelos prefeitos. Adiantou, no entanto, que a expectativa é de que o Estado contribua com o custeio de equipes do PSF e com a estrutura dos hospitais municipais. “O financiamento do Governo Federal para o PSF é pequeno e o do Município é muito alto”, afirma o prefeito. Segundo ele, a União entra com um terço do custeio das equipes do programa, enquanto os municípios precisam aplicar o restante.

Para Reginaldo Costa, superintendente do Hospital São Francisco, hospital-pólo de Canindé, a chegada dos novos equipamentos pode ajudar a atrair mais médicos para a região. “Existe uma dificuldade pela falta de estrutura básica, e, levando mais estrutura, talvez seja mais fácil”.

O São Francisco é uma instituição filantrópica e recebeu do Estado uma máquina processadora de raio-X. Com os novos equipamentos, também há expectativa pela construção de 21 policlínicas, uma para cada microrregião reconhecida pela política estadual de saúde. A previsão de conclusão é de 2010.

O secretário da Saúde do Estado, João Ananias, acredita que os novos equipamentos, adquiridos para os municípios de acordo com mapeamento feito pelo Governo, vão melhorar o diagnóstico através de imagens e também diminuirão o fluxo de pacientes para os hospitais de emergência de Fortaleza, o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Texto: O Povo Online
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias