segunda-feira, 15 de junho de 2009

Protagonistas de polêmica ambiental visitam o Ceará

Marcadores:
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária, senadora Kátia Abreu, estarão no Ceará nesta semana

Protagonistas de uma polêmica das maiores polêmicas da política nacional nas últimas semanas - com direito a processo na Justiça e “puxão de orelha” do presidente da República -, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), estarão no Ceará nesta semana. Hoje à noite, a senadora - que comanda a a bancada ruralista no Congresso -, participará da abertura do XIII Seminário Nordestino de Pecuária (PecNordeste), permanecendo na Capital até amanhã. Já o seu desafeto, Carlos Minc, visita o Ceará na próxima quarta-feira. Ele irá a Limoeiro do Norte para o lançamento do “Movimento dos Povos do Rio Jaguaribe”.

A crise entre Carlos Minc e Kátia Abreu começou no fim do mês passado, quando o ministro, em um ato que reuniu aproximadamente quatro mil integrantes da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contag), afirmou que os médios e grandes produtores rurais não passam de “vigaristas”. Na avaliação de Minc, eles seriam responsáveis pela destruição dos biomas brasileiros, como o Serrado e a Mata Atlântica.

A resposta de Kátia Abreu foi dura. No último dia 2, depois de protocolar duas ações contra o ministro do Meio Ambiente por crime de responsabilidade, ela fez um pronunciamento no Senado, no qual classificou o ministro de um “alienado da economia nacional” e um “ecoxiita profissional”. Ao final do discurso, acrescentou que desprezava “o ministro e os seus”.

Minc não deixou por menos, e no mesmo dia, disse que a senador pelo DEM, caso fosse eleita presidente da República, substituiria o Bolsa Família pelo “Bolsa-Latifúndio”.

Dois dias depois, Minc admitiu que foi “enquadrado” pelo presidente Lula - sobretudo em relação às críticas dirigidas a outros ministros, casos de Reinhold Stephanes (Agricultura) e Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos).

Ele reconheceu ainda que se excedeu durante a participação na manifestação da Contag, mas disse acreditar em entendimento com Kátia Abreu. “Ora, se fiz acordo com a soja, com a cana e com o governador (Blairo) Maggi (do Mato Grosso), por que eu não posso fazer com a senadora Kátia Abreu, que é muito mais bonita, muito mais simpática e muito mais articulada? É uma questão de tempo”, brincou.

Ações sociais
Em sua passagem por Fortaleza, Kátia Abreu lançará o programa “Laptop rural”, que é voltado para a inclusão digital no campo. O lançamento ocorre na abertura da PecNordeste 2009, que ocorre de hoje até a próxima quinta-feira no Centro de Convenções.

A visita de Carlos Minc ao Ceará também tem um sentido social. Ao lado do governador Cid Gomes (PSB), o ministro lança um movimento que pretende revitalizar a Bacia do Rio Jaguaribe, evitando, por exemplo, que novas cheias venham a desabrigar as populações ribeirinhas. Batizado de “Movimento dos Povos do Rio Jaguaribe”, a organização quer contar com a participação da sociedade para recuperar a mata ciliar das margens do Jaguaribe e combater a contaminação das águas. (Italo Coriolano)

Texto: O Povo Online
Foto: Cleber Bonato

|

Um comentário:

  1. Vamos esperar que o Ministro traga bons frutos para nosso Estado, que não seja só uma visita política atrás de votos para 2010.

    ResponderExcluir

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias