sexta-feira, 15 de maio de 2009

Castanhão diminui vazão de água

Marcadores: ,
O açude Castanhão está liberando menos água. Na tarde de ontem, as quatro comportas do açude tiveram uma redução em sua abertura e passaram a liberar 700 metros cúbicos (m³) por segundo.

A abertura de cada uma das comportas está em 1,92 metro, de acordo com Francisco Almeida Chaves, gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em Limoeiro do Norte.

Com isso, o percentual de armazenamento no maior açude do Estado chega a 96,8% . Almeida diz que a quantidade de água que está sendo recebida pelo Castanhão é quase a mesma que está sendo liberada.

“Resolvemos baixar um pouco mais as comportas para ver se alivia a situação de Itaiçaba”, disse o gerente da Cogerh, referindo-se às enchentes que prejudicaram a cidade.

Já no açude Banabuiú, as seis comportas abertas também foram rebaixadas ontem. A abertura de cada uma chega a 60 centímetros. A vazão do Banabuiú está em 400 metros cúbicos por segundo, segundo informações da Cogerh.

A previsão é de que a situação se mantenha a mesma nos próximos dias, se não houver tanta chuva na região, segundo afirmou Almeida. Em todo o Estado, já são 116 açudes acima de sua capacidade máxima.

O último reservatório a sangrar foi o Farias de Sousa, localizado na cidade de Nova Russas. Com capacidade para mais de 12 milhões de metros cúbicos de água, o açude começou a sangrar ontem. A Cogerh monitora 131 açudes cearenses. (Daniela Nogueira)

Texto: O Povo Online
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias