segunda-feira, 18 de maio de 2009

Castanhão mantém 97% da capacidade

Marcadores:
Os técnicos da Cogerh não precisaram aumentar a vazão do Castanhão neste domingo. O nível do açude se manteve estável porque tem chovido menos no Baixo Jaguaribe

As chuvas deram uma trégua nas cidades do Baixo Jaguaribe neste fim de semana e, com isso, o nível do açude Castanhão, o maior do Estado, permaneceu estável. Desde sábado, o armazenamento de água é de 97,8% de sua capacidade. O reservatório está liberando 800 metros cúbicos (m³) por segundo. “A (fenda de) abertura das comportas continua a mesma. Não precisou aumentar porque a quantidade de chuvas diminuiu”, diz o gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em Limoeiro do Norte, Francisco Almeida Chaves.

Mas a situação do açude ainda preocupa. O monitoramento é constante para evitar que o reservatório atinja sua capacidade máxima. Se isso ocorrer, a tragédia nas cidades do Baixo Jaguaribe, que vêm sofrendo com as enchentes, será maior. Até o momento, o município mais atingido é Itaiçaba, que tem quase todo seu território inundado.

A Cogerh monitora 131 açudes no Estado. Desse total, 117 sangraram. Esse número pode aumentar nos próximos dias porque há pelo menos oito com capacidade acima de 90%. Segundo o boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), das 7 horas do sábado até o mesmo horário de ontem, choveu em 18 cidades do Estado. A maior chuva foi de 15,6 mm, em Cariús, no Cariri. A quantidade é pequena se comparada às precipitações de mais de 100 mm que estavam sendo registradas nas últimas semanas em vários municípios.

Texto: O Povo Online
Foto: Fco Fontenelle


|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias