quarta-feira, 13 de maio de 2009

Drama seria pior sem o Castanhão

Marcadores:
A Zona Norte e a região do Jaguaribe têm sido as mais atingidas pelas enchentes desta quadra chuvosa. Na região Jaguaribana, porém, se não existisse o Castanhão, a tragédia seria pior. Ele retém parte de tudo o que recebe. Está com 96,6% de sua capacidade total.

A tragédia seria maior. As inundações causadas pelas chuvas na Região do Jaguaribe são agravadas pelas águas que caem no maior açude do Estado, o Castanhão. E se não fosse ele, a situação seria pior. São 1.200 metros cúbicos (m³) de água derramados por segundo no açude. Desse total, ele retém 300 m³ e solta o resto (900 m³), que cai nas cidades mais baixas. Por isso que ele faz o controle das enchentes. Se o Castanhão não existisse, todos esses 1.200 m³ cairiam direto nas cidades do Médio e do Baixo Jaguaribe.

E a vazão no açude já diminuiu. Como choveu pouco de segunda para ontem na região, os técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) diminuíram a abertura das quatro comportas do Castanhão, que até ontem à noite estava com 96,6% de sua capacidade.

As seis comportas do Banabuiú, que estão abertas, também tiveram sua vazão diminuída ontem. De 600 m³ por segundo, caiu para 400, de acordo com Yuri Castro, assessor da presidência da Cogerh. O órgão trabalha com a previsão meteorológica que diz que as chuvas devem continuar na região, mas não tão fortes como nos últimos dias.

O Castanhão recebe água dos rios Jaguaribe e Salgado. Mais à frente, o rio Jaguaribe vai receber água do Castanhão, explica Francisco Almeida Chaves, gerente das bacias do Baixo e Médio Jaguaribe. Quem também joga água no Jaguaribe é o Banabuiú. Junto com ele, as bacias dos rios Figueiredo, Araibu e Palhano, que não passam pelo Castanhão, derramam mais água no Jaguaribe. Resultado? “O somatório de todas essas águas está na cidade de Itaiçaba, que chegou a receber 3.500 m³ por segundo”, aponta Yuri Castro.

Zona Norte
O açudes Araras, que tem capacidade de armazenamento para 891 milhões de m³ de água, é localizado na cidade de Varjota. Recebe água dos rios Acaraú, Batoque, Jatobá e Feitosa. Da margem direita, mais cinco rios jogam água no Araras. À margem esquerda, mais dois.

A água acumulada do açude Araras segue ao longo do Vale do Rio Acaraú. Nesse percurso, passa por várias cidades - de Sobral a Acaraú. “Marco, Bela Cruz e Morrinhos, por exemplo, são mais atingidas, porque estão no nível do mar”, cita Vicente Lopes Frota, gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), na cidade de Sobral.

As águas do açude Araras caem no rio Acaraú, mas não é só desse açude que o Acaraú recebe água. Os açudes Jaibaras e Edson Queiroz também derramam no rio. “Essa água toda deságua no Vale do Acaraú”, explica Yuri Castro, da Cogerh. O rio Acaraú, extenso como é, passa por várias cidades. São 167 quilômetros de rio, que nasce na Serra das Matas, na cidade de Monsenhor Tabosa, e segue até a cidade de Acaraú.

No Ceará, já são 23 municípios em situação de emergência e 78 atingidos no total, diz a Defesa Civil do Estado.


SAIBA MAIS SOBRE A QUADRA CHUVOSA NO ESTADO

AÇUDES
> Castanhão

> Município: Alto Santo

> Capacidade: 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³)

> Volume atual: 6,4 bilhões de m³

> Volume: 96,6%

> É o maior do Estado em armazenamento de água

> Araras

> Município: Varjota

> Capacidade: 891 milhões de metros cúbicos (m³)

> Volume atual: 891 milhões de metros cúbicos (m³)

> Volume: 100% (sangrando)
> Dos 131 açudes monitorados pela Cogerh, 115 estão sangrando.

NÚMEROS DOS ESTRAGOS
> 78 municípios atingidos pelas chuvas

> 23 em situação de emergência

> 22.053 desabrigados

> 32.860 desalojados

> 7.468 residências danificadas

> 879 residências destruídas

> 12 mortos

> 145 feridos (144 leves e 1 grave)

> R$ 4,2 milhões é o dinheiro repassado pelo Governo do Estado para ações emergenciais em 19 municípios atingidos

PREVISÃO
> A previsão para hoje (13/05) é de céu nublado ou parcialmente nublado, com chuva na faixa litorânea e na região do Cariri. Para as demais regiões do Estado, pode haver chuva isolada, prevê a Funceme.

>As maiores chuvas registradas ontem pela Funceme foram nos municípios de Canindé e Bela Cruz - 87 milímetros (mm).

FONTES: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Defesa Civil do Estado e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

Texto: O Povo Online
Foto: Cogerh
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias