segunda-feira, 11 de maio de 2009

Itaiçaba e Jaguaruana preparam retirada de moradores

Marcadores:
Dois dos municípios mais afetados pela cheia do rio Jaguaribe até agora, Itaiçaba e Jaguaruana acompanham com preocupação a possibilidade de mais aumento na abertura das comportas do açude Castanhão.

Com medo de uma maior elevação no nível das águas, prefeitos de Itaiçaba e Jaguaruana se preparam para retirar populações que habitam a zona rural dos municípios. Em Itaiçaba, onde 90% da zona urbana já está totalmente alagada, a possibilidade de novas aberturas de comportas do açude Castanhão, é acompanhada com temor. De acordo com o prefeito Frank Gomes, que até ontem à tarde ainda desconhecia o aumento de 670 para 870 metros cúbicos por segundo a vazão do açude, se ainda houver mais liberação de água para o rio, no máximo em 48 horas cinco comunidades da zona rural terão que ser completamente desocupadas, além de outras quatro parcialmente. Ele pergunta onde irá colocar tanta gente, uma vez que todos os prédios públicos, igrejas católicas e evangélicas, casa de farinha e até uma fábrica de cerâmica que o proprietário desativou a produção para colaborar com a causa, já estão servindo de abrigo para desalojados e desabrigados.

De imediato o prefeito diz que terá que retirar toda a população das comunidades Arraial, Camuri, Alto Ferrão, Inácio Pereira e Rancho do Povo. Segundo ele, as cinco reunem mais de mil habitantes. Além destas, precisa retirar pelo menos 20% dos moradores de Logradouro, Canto da Onça, Caris e Baixo Jiqui, o que vai ultrapassar duas mil pessoas necessitando de abrigo. Gomes reforça que a situação já é extremamente difícil. Bebeto Delfino, prefeito de Jaguaruana, diz que a ampliação da abertura das comportas do Castanhão no último sábado, já aumentou em cerca de 40 centímetros o nível do rio até ontem, o que fez com que as águas voltassem a invadir casas.

Delfino diz que nos últimos dias o Jaguaribe havia baixado cerca de um metro, amenizando um pouco o problema. Agora diante da possibilidade de receber mais água do açude, certamente aumentará em muito as dificuldades. Somando a isso há preocupação também com a possibilidade de mais chuvas n a região. Segundo ele, o município já tem mais de 500 famílias acomodadas em casas de parentes, e na zona rural, cerca de 10 mil pessoas ilhadas. “Amanhã (hoje) cedo vou me reunir com as equipes para começar a retirada de pessoas das áreas ameaçadas de mais inundação”, diz ele.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Leandro Nogueira, se for necessária uma maior abertura para as comportas, o Corpo de Bombeiros em Aracati é informado, e de imediato se desloca as comunidades que ficam mais próximas ao Jaguaribe para monitorar como as águas vão chegar. Ao mesmo tempo é providenciada a operação para retirada de pessoas de áreas de risco. Segundo ele, como as águas vão chegando gradativamente, há tempo para a ação ser providenciada com segurança e antecedência.

SITUAÇÃO

MUNICÍPIO DESALOJADOS DESABRIGADOS
Itaiçaba 2.739 730
Jaguaruana 1.200 3.800
Russas 2.400 -
Tabuleiro do Norte 250 5
Limoeiro do Norte 919 487
Aracati 28 18

FONTE: Defesa Civil

Texto: O Povo Online
Foto: União Fm
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias