sexta-feira, 29 de maio de 2009

Limoeiro do Norte promove semana do meio ambiente

Marcadores: ,
“Aquecimento Global: causas e efeitos” é o tema da Semana do Meio Ambiente que acontecerá de 3 a 6 de junho, no Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte.

“Aquecimento Global: causas e efeitos” é o tema da Semana do Meio Ambiente que acontecerá de 3 a 6 de junho, no Instituto Federal do Ceará - Campus Limoeiro do Norte, com o apoio do Núcleo de Pesquisa em Gestão e Saneamento Ambiental (NUPGSAM), da Prefeitura de Limoeiro do Norte, do SEBRAE e da Incubadora Tecnológica do CENTEC (INTECE).

O tema é oportuno e atual, visto que a Região do Baixo Jaguaribe teve diversas cidades arrasadas pelas cheias dos rios Jaguaribe e Banabuiú, desabrigando famílias, provocando a perda de safras e aumentando os preços dos produtos alimentícios. Esses mesmos rios sofrem diariamente a contaminação dos depósitos inadequados de resíduos sólidos e líquidos pela ausência ou ineficiência dos sistemas de saneamento.

O objetivo do evento é chamar a atenção da comunidade acadêmica do Campus, do poder público e da população em geral para os efeitos do aquecimento global na região, a exemplo da desertificação, aumento da temperatura, excesso de chuvas e secas prolongadas. Tais problemas estão relacionados com a temática do aquecimento global, identificando as causas deste fenômeno entre as práticas mais comuns do dia-a-dia, como o uso incorreto de agrotóxicos; o tratamento e a disposição inadequada de resíduos sólidos sem preocupação com a reciclagem, além da ocupação desordenada às margens dos recursos hídricos. O desafio dessa semana é relacionar causas e conseqüências de um tema em foco no cenário mundial, com a região do Vale do Jaguaribe através de diferentes escalas.

PROGRAMAÇÃO

03/06 (QUARTA-FEIRA)
8h às 11h30: credenciamento com a entrega de 1kg de alimento não-perecível
Inscrições para o Concurso de curta-metragem

14h30: abertura oficial e Mesa Redonda, com as presenças da jornalista
Maristela Crispim (Diário do Nordeste) e de Rubson Pinheiro Maia (UFRN)
Lançamento do livro “Educação ambiental e sustentabilidade”, organizado por
Kelma Socorro Alves Lopes de Matos

04/06 (QUINTA-FEIRA)
8h: Mini-cursos

14h30: Palestrante Maria Danielly Freire Guerra (FAFIDAM)

18h30: Gincana cultural
05/06 (SEXTA-FEIRA)
8h: Mini-cursos

14h30: Palestrante Flávio Rodrigues do Nascimento (UFF)

18h30: Mostra e premiação dos melhores Vídeos Ambientais. Premiação da equipe vencedora da Gincana Cultural. Encaminhamento dos donativos para a Defesa Civil de Limoeiro do Norte.


Encerramento.

06/06 (SÁBADO)
8h: Atividade de campo com recuperação da mata ciliar de um trecho do rio
Jaguaribe (SOS Jaguaribe)

Texto: Noticias do Vale
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias