quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ministério da Saúde confirma quatro casos de gripe suína no Brasil

Marcadores:

Ministro José Gomes Temporão diz que casos estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou no início da noite desta quinta-feira que há quatro casos da nova gripe (AH1N1) no Brasil — são dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais. São os primeiros registros confirmados da doença no país. Temporão informou que em todos os casos o vírus foi contraído no Exterior (México e EUA).

— Não há evidências, por enquanto, de que o vírus tenha atingido outras pessoas. Ou seja, o vírus não circula no Brasil — disse Temporão.

— Os pacientes são adultos jovens. Todos passam bem. Não há crianças nem idosos entre os casos confirmados — completou.

O primeiro dos casos confirmados a manifestar sintomas foi um paciente de SP que esteve no México de 17 a 22 de abril. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 24 de abril e ficou internado entre 29 de abril e 4 de maio.

O segundo caso foi um paciente de MG, que esteve no México de 22 a 27 de abril. Ele começou a manifestar sintomas em 26 de abril, ainda no México, e foi internado no mesmo dia em que chegou ao Brasil. Recebeu alta no dia 29 de abril, pois só tinha febre relatada, sem aferição pelo termômetro. Permaneceu em isolamento familiar até 6 de maio. Esses dois pacientes não correm risco de infectar outras pessoas, como o maior período de transmissibilidade do vírus é de dez dias.

O terceiro foi outro paciente em SP que estava na Flórida, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil no dia 28 de abril. Começou a manifestar sintomas no dia 29, mas não foi internado, porque de acordo com a OMS, nesta data a Flórida não era considerada área afetada pela doença, o que só ocorreu em 2 de maio. Ele foi mantido em isolamento domiciliar e nenhum dos familiares apresentou doença ou sintomas.

Completa o contagem um paciente de RJ, que esteve no México e retornou no dia 3 de maio ao Brasil. Começou a manifestar os sintomas em 2 de maio, ainda no México, está internado desde 5 de maio.

O ministro afirmou ainda que a situação está sob controle, pelo fato de nenhum caso ter sido até então contraído em território brasileiro:

— Desde o alerta da OMS, feito no dia 25 de abril, o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, vem mantendo total transparência sobre o assunto.

— Fiquem tranquilos: a situação está sob controle — afirmou Temporão, ao concluir a coletiva.
Casos suspeitos

Segundo o Ministério da Saúde, até as 9h30min desta quinta-feira havia 24 casos suspeitos sendo acompanhados no país. Mais cedo, o ministério havia anunciado 21 casos, mas as informações foram corrigidas no final da tarde. Os demais números (em monitoramento e descartados) não sofreram alteração.

Em oito Estados há casos sendo monitorados. O ministério já descartou 110 notificações como possíveis casos de influenza A.

Todos os dados foram fornecidos ao ministério pelas secretarias estaduais de saúde até as 9h30min desta quinta. Até esta quarta-feira havia 15 casos em monitoramento, 26 suspeitos e 99 descartados.

As informações são do site G1, Jornal Nacional e Rádio Gaúcha.
Foto: Elza Fiúza
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias