domingo, 7 de junho de 2009

Hospitais do Vale do Jaguaribe receberão equipamentos

Marcadores:
Trinta hospitais-polo que atendem a população do Interior do Estado passam a ter mais capacidade para realização de diagnóstico e de cirurgias de média e alta complexidade.

Trinta hospitais-polo que atendem a população do Interior do Estado passam a ter mais capacidade para realização de diagnóstico e de cirurgias de média e alta complexidade. Na segunda-feira, dia 8 de junho, às 9 horas, o Governador Cid Gomes e o Secretário da Saúde, João Ananias, farão, na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), na Av. Antônio Justa, 3161, Meireles, a entrega de equipamentos hospitalares aos prefeitos dos municípios onde estão localizados 30 hospitais-polo. Hospitais de Pequeno Porte (HPP) também terão a estrutura reforçada, na área de assistência ao parto. Doze hospitais receberão kits, com camas para o parto, berços acrílicos, cardiotocógrafos, escadinhas com dois degraus e poltronas para acompanhantes.

O Hospital Regional Dr. Deoclécio Lima Verde, de Limoeiro do Norte, receberá 01 processadora de Raio-X, 02 Carros de anestesia, 04 Oxímetros de pulso,02 monitores multiparâmetro, 02 camas de recuperação e 02 mesas cirúrgicas.

Já o Hospital São Raimundo de Limoeiro, Hospital e Casa de Saúde de Russas, Hospital Municipal Eduardo Dias de Aracati e Hospital Santa Luiza de Marilack de Aracati receberão 01 Ultrassom cada um.

Para os 31 hospitais-polo, serão distribuídos, no total, 108 equipamentos. São aparelhos de ultrassom, aparelho de raio- X portátil, processadoras de raio X, oxímetro de pulso, mesas de cirurgia, camas de recuperação, monitores multiparâmetros e 12 carros de anestesia. Atualmente, nos centros cirúrgicos dos 30 hospitais-polo não há carros de anestesia com a tecnologia e capacidade dos novos que estão sendo entregues pelo Governo do Estado.

Os recursos para a aquisição dos equipamentos dos hospitais-polo, no valor de 3 milhões 620 mil reais, são do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. A maior parte do investimento foi do Tesouro do Estado: 2 milhões 102 mil reais. O restante, 1 milhão 518 mil reais, veio do Ministério da Saúde. Já na aquisição dos kits para os Hospitais de Pequeno Porte o Tesouro do Estado foi fonte única. O total investido chegou a 585 mil 728 reais.

Os resultados esperados desse investimento, afirma o Secretário João Ananias, estão na humanização do parto, que promove redução da mortalidade materna e também diminui a mortalidade infantil. Ele lembra que “as mães têm direito a acompanhante, mas que na maioria das vezes ficam em camas e cadeiras improvisadas sem as mínimas condições de acolhimento, de humanização do parto”. Agora, com a distribuição dos novos equipamentos, em 12 Hospitais de Pequeno Porte as poltronas são dobráveis e confortáveis.

Hospitais-pólo e Hospitais de Pequeno Porte são unidades filantrópicas e públicas municipais que recebem todos os meses investimentos do Governo do Estado, numa estratégia de reforçar a assistência à saúde da população na média complexidade e na atenção secundária. Só para os hospitais-polo (31 no Interior e mais três localizados em Fortaleza), a Secretaria da Saúde do Estado repassa, por mês, 3 milhões 590 mil reais, recursos 100% do Tesouro do Estado.

Texto: Noticias do Vale
por: Mário Oliveira

|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias