quinta-feira, 11 de junho de 2009

Projeto de revitalização será lançado no dia 17

Marcadores:
Lançamento de projeto sustentável em Limoeiro do Norte contará com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc

Em visita, ontem, ao Sistema Verdes Mares (SVM), o vice-governador Francisco Pinheiro anunciou o Movimento dos Povos do Rio Jaguaribe, que busca articular ações para a recuperação e desenvolvimento sustentável do manancial, considerado uma das principais bacias hidrográficas do Estado. O lançamento do projeto será no próximo dia 17 de junho (quarta-feira), em Limoeiro do Norte, com a presença do governador Cid Gomes e do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O movimento busca integrar ações e projetos nos 21 municípios que compõem a Bacia do Rio Jaguaribe. A idéia deste primeiro encontro é reunir prefeitos, lideranças sociais e empresários da região para discutir os principais problemas do rio e articular ações como a recuperação da mata ciliar nativa das margens do Jaguaribe e combater a contaminação da água por meio de resíduos sólidos e sanitários, que costumam ser jogados no rio. Além de garantir a preservação do manancial para as gerações futuras, a recuperação do rio é necessária e urgente para evitar que situações como as enchentes ocorridas no Vale do Jaguaribe se repitam.

Uma das principais bacias hidrográficas do Estado, o Rio Jaguaribe sofre com a degradação por conta do assoreamento do leito e a perda da mata ciliar

“Atualmente, o assoreamento do leito e a degradação da mata ciliar nas margens do Jaguaribe são fatores relevantes para que ocorram as enchentes, que causaram tantos estragos este ano. Eu cresci naquela região e percebo que o rio de hoje não é o mesmo da minha infância. Precisamos reverter isso e combater a poluição, pois no rio temos os três principais reservatórios do Estado, o Trussu, o Orós e o Castanhão, que concentram quase 50% da reserva de água”, observa o vice-governador do Estado.


Preservação conjunta


Apesar de ainda não ter previsão de recursos e ações definidas, um dos principais focos do projeto é envolver a população ribeirinha no combate ao desmatamento e na utilização do rio de forma sustentável, algo que Francisco Pinheiro considera essencial para que as ações de preservação do rio tenham efetividade. O projeto vai procurar levantar experiências bem sucedidas nesse sentido e que já estejam em curso nos municípios ao longo do rio.

“Já existem ações relevantes, mas que são pontuais e localizadas. Nossa intenção é estabelecer programas articulados de preservação”, explica Francisco Pinheiro.

No dia 17, durante o encontro em Limoeiro, também será lançado um portal virtual do Movimento dos Povos do Rio Jaguaribe. O site será alimentado com informações da Vice-Governadoria sobre o projeto e o andamento das ações, garantindo transparência e acesso.

Como parte da estratégia também haverá espaços para que a população participe do ambiente virtual por meio do envio de sugestões e críticas, dando sua contribuição para a iniciativa em favor do rio.

SAIBA MAIS

Características


Situada em sua quase totalidade dentro dos limites do estado do Ceará, o Rio Jaguaribe é considerado o maior curso de água do território cearense, com 610 quilômetros de extensão, Ocupa cerca de 51,9% da área total do Estado, o que equivale a, aproximadamente, 75.669 km². As cabeceiras de suas sub-bacias servem de limite entre o Ceará e os estados do Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Recursos

O Jaguaribe nasce na Serra da Joaninha, no município de Tauá, e desemboca na divisa entre Aracati e Fortim. Ali foram construídos os dois principais açudes do Ceará: o Orós e o Castanhão.

Mais informações: Governo do Estado Gabinete da Vice-Governadoria Avenida Barão de Studart, 598, 1º andar - Bairro Meireles (85) 3101.1071

Texto: Diário do Nordeste
Foto: Cid Barbosa
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias