terça-feira, 7 de julho de 2009

Falta de professores prejudica universitários

Marcadores:
Déficit de professores prejudica atividades das instituições de ensino. Muitos se queixam dos baixos salários

A um passo da graduação, estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) não conseguem concluir a faculdade pela falta de professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras), disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura desde 2006. Vários alunos já concluíram até a monografia de fim de curso, mas a falta de professor impede a diplomação, o registro profissional e compromete o ingresso no mercado de trabalho dos quase formados. A situação é mais crítica na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), em Limoeiro, a primeira a apresentar a demanda. A Pró-Reitoria de Graduação da Uece, em Fortaleza, reconhece que falta efetivo de 209 professores, para diversos cursos de graduação em todo o Ceará.

Apesar de obrigatório, disciplina de Libras deixa de ser ofertada pela falta de profissionais capacitados (Foto: Melquíades Júnior )

E quando não é a carência de docentes na área, é a falta de suporte que obriga os profissionais de Fortaleza a se negarem a ensinar no Interior. Com um baixo salário e tendo que arcar com as despesas de transporte, alimentação e hospedagem, professores sentem-se desestimulados a migrar para o Interior para lecionar apenas uma disciplina. Esse seria um dos motivos pelos quais a Fafidam ainda reclama um professor de Libras. “Faz muito tempo que estamos pedindo uma solução à Uece, até já acionamos o Ministério Público. Estou no 11º semestre, fiz a monografia, já atuo como professora e não tenho minha carteira assinada porque não tenho diploma”, afirma a concludente de Letras Ilnar Maia.

A grade curricular de 2006 da Uece atende determinação do Ministério da Educação, que por meio do decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, inseriu a Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas de todo o País. O problema é que o Ceará carece de profissionais para ensinar Libras nas universidades – somente em 2006 o Brasil teve o primeiro curso de licenciatura em Letras, criado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da qual é parceira a Universidade Federal do Ceará (UFC), que ministra o curso na modalidade à distância.

A estudante de Letras Eridene Bezerra, de 24 anos, cursou tudo, menos a disciplina de Libras. “Fizeram-nos mudar da grade curricular antiga para a nova, de 2006, que já incluía Libras, mas não estamos conseguindo terminar. Foi oferecida a disciplina, mas não havia professor e estamos emperrados na burocracia”, reclama. A coordenação do curso de Letras acionou a Pró-Reitoria de Graduação da Uece, em Fortaleza. De acordo com o coordenador Lailton Duarte, a direção e a coordenação do curso em Limoeiro já fizeram o pedido. “Agora depende de lá”, referindo-se à reitoria em Fortaleza.

Deficiências

A falta de professores para a disciplina de Libras é somente um dos vários capítulos enfrentados pelos estudantes da Uece, que nos últimos anos passaram por quatro greves e ainda sofrem o dilema de poucas disciplinas ofertadas por semestre, devido à falta de docentes. De acordo com o coordenador do curso de Letras da Fafidam, Lailton Duarte, 27 disciplinas deixaram de ser ofertadas no último semestre porque faltam professores. Outra situação foi a mudança de grade, que separou Letras com habilitação em Inglês ou Português. A estudante Wanna Carla, que enviou a sugestão de pauta para o Alô Redação, do Diário do Nordeste, perdeu todas as cadeiras de inglês cursadas ao ter que optar, no meio do caminho, entre uma das habilitações.

A pró-reitora Lineuda da Costa reconheceu o problema. “Estamos aguardando a reedição do edital de seleção para professores substitutos (publicado inicialmente em maio), pois não teve candidatos interessados para Limoeiro do Norte (Fafidam), Crateús (FAEC) e Tauá (Cecitec). Mas já tem dois aprovados , um para Iguatu e o selecionado para Quixadá, que não será lotado no momento, estamos tentando transferir para Limoeiro do Norte no próximo semestre letivo”.

Mais informações:

Uece - Fortaleza
(85) 3101.9600
Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos de Limoeiro
(88) 3423.6963

Melquíades Júnior
Colaborador

Texto: Diário do Nordeste |

2 comentários:

  1. Por se tratar de um assunto de interesse de pessoas que moram no interior do Ceará, encaminho texto texto com uma sugestão de post em seu blog. Espero poder contar com o espaço. Forte abraço.

    Emílio Moreno
    Fortaleza, Ceará



    CAACE inaugura Casa do Advogado

    Advogado, ex-presidente da OAB/CE, conselheiro federal e rotariano militante, Antônio Francisco de Albuquerque é o grande homenageado da CAACE no evento de inauguração da Casa do Advogado, que ocorrerá em 20 de agosto.

    A Casa receberá o nome do bacharel, nascido em 8 de abril de 1914 no município de Caraúbas, hoje Janduís, no Rio Grande do Norte. Falecido em 1° de março de 2008, Antônio Albuquerque se destacou pelo desprendimento em servir sua classe e pelo valioso tempo dedicado à condução dos destinos da CAACE, tendo sido homenageado in memoriam pela entidade em 7 de maio de 2008.

    A construção da Casa do Advogado, a 50 metros do Fórum Clóvis Beviláqua, oferecerá inúmeros serviços para os advogados e advogadas. O prédio funcionará como apoio aos advogados da capital e interior que, ao irem ao Fórum, contarão com infra-estrutura bem equipada com escritório modelo, sala de reunião, computadores com acesso à internet, livraria com obras jurídicas mais baratas que no mercado e máquinas copiadoras. Os advogados também contarão com serviços de saúde como fisioterapia, fonoaudiologia, RPG, e psicologia.

    O local escolhido torna-se, assim, importante ponto de apoio para os advogados em início de carreira ou para aqueles que ainda não instalaram o seu próprio escritório. "Com a Casa do Advogado, os profissionais do Direito terão acesso a serviços de assistência médica que facilitarão sua vida e contarão com uma infra-estrutura que dará suporte para o exercício de suas atividades como advogado", avalia o presidente da CAACE, Valdetário Monteiro.


    Data: 20 de agosto de 2009 (quinta-feira)
    Horário: A partir das 18 horas
    Endereço: Av. Desembargador Floriano Benevides, 412 – Edson Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Amig@s humanistas, leitores desse blog, preciso que apóiem a liberdade de expressão, enviando uma mensagem no site da Rádio Educadora de Limoeiro do Norte, que se não OUVIR O SERVIDOR DE POTIRETAMA, merece o nome de Rádio DESEDUCADORA. Mandem uma mensagem para a parte MURAL DE RECADOS, CLICANDO EM ENVIAR MENSAGEM: http://www.radioeducadora.com.br/

    O QUE ACONTECEU, PASMEM! Prestem atenção: Em Potiretama, o prefeito de lá, exonerou NA PRIMEIRA SEMANA DE AGOSTO, COM APOIO DA MAIORIA DA CÂMARA MUNICIPAL, mais de 200 servidores. Sem direito a processo, sem nenhuma defesa. Até a assembléia que ocorreu no dia 19/08/2009, quarta-feira, foi dentro da Igreja, único local possível. Gravaram o pronunciamento do Dr. Valdecy, fizeram uma edição clandestina e colocaram no ar, dia 20/08, ao meio dia da dita rádio. Tentando deturpar o seu discurso. AVISADO DA MANOBRA DR. VALDECY LIGOU PARA RÁDIO PROPONDO SER ENTREVISTDO AO VIVO SOBRE OS FATOS. Um detalhe: O dono da Rádio é o prefeito de Alto Santo, que é o pai do prefeito de Potiretama, que é o diretor de programaçao da rádio.Quem quiser apoiar a liberdade de expressão. apresente o seu protesto e o repúdio por colocar no ar apenas a versão do Poder Executivo. Não deixaram o advogado dos demitidos falar. NÃO É DEFENDER O ADVOGADO, MAS UMA IMPRENSA QUE REALMENTE INFORME, SEMPRE OUVINDO TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS. NAO TENDENCIOSAMENTE SÓ UM DOS LADOS. Que democracia é essa?
    Em nenhum instante, criticaram o prefeito que demitiu mais de 200 pais e mães de família concursados, substituídos por contratados.
    QUEM FOR A FAVOR DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE UMA IMPRENSA LIVRE E COMPROMETIDA COM A VERDADE: PROTESTE!
    NESSE PAÍS HÁ UMA CONSTITUIÇÃO, HÁ DEMOCRACIA. NÃO PODEMOS ACEITAR UMA IMPRENSA QUE NÃO INFORMA E QUE NÃO TENHA COMPROMISSO COM A VERDADE!

    ResponderExcluir

Traduzido Por : Template Para Blogspot
Copyright © 2013. Limoeiro Noticias